Portugal voltou a se destacar no último ano como um dos principais destinos turísticos, mas há muito já havia me apaixonado pela Terrinha, como os próprios portugueses chamam carinhosamente o país. 

Confesso que essa paixão não foi assim tão fácil, durante uma década tinha o preconceito com Portugal e apesar de já ter rodado mais de 50.000 km pela Europa foi só em 2013 que vim a descobrir as belezas, delícias e hospitalidade do povo português.

Imagino que muitos também têm o preconceito bobo (sim, é bobo mesmo) com Portugal, então vou contar o que me fez apaixonar tanto que já estou estudando me mudar para lá e com a ajuda do site www.portugal.com.vc vou consolidando esse desejo arrebatador.

Conheço praticamente toda a Europa, pelo menos uma vez por ano faço um roteiro de carro por destinos que escolho a dedo, até que em 2013 me peguei em um dilema, só me restava Portugal para conhecer. Valeria a pena viajar para Portugal ou seria melhor repetir algum outro destino?

O que facilitou a minha decisão foi o fato da TAP disponibilizar um stopover em Lisboa e lá fui passar três dias naquela cidade velha e sem qualquer atrativo a não ser a língua e o fato da nossa história estar intimamente ligada a eles. Comprei a passagem com destino à Madri com três dias livres em Lisboa.

O meu conceito sobre a cidade -e Portugal- começou a mudar quando comecei a planejar o que fazer nesses três dias e aí descobri que Lisboa tem coisas demais para conhecer e experimentar. Sim, todas as minhas viagens são uma experiência e não apenas para tirar fotos e postar no Instagram e Facebook.

De edifícios magníficos e extremamente bem preservados, as ruas amplas e arborizadas, os parques bem cuidados como o Eduardo VII, passando pelo moderno e arrojado Parque das Nações até chegar ao Mercado da Ribeira onde encontrei a melhor culinária de toda a Europa e isso sem falar em restaurantes renomados com estrelas no Guia Michelin. Literalmente fui fisgado pela boca (risos).

Estar em Lisboa foi sensacional e me abriu os olhos -e o coração- para um país tão belo quanto o seu povo. O português, diferente de outros povos, ama os brasileiros e faz de tudo para nos sentirmos acolhidos e queridos.

 

Já no primeiro dia na cidade percebi que em três dias não conseguiria conhecer nada de Lisboa e imediatamente entrei em contato com o meu consultor de viagem na Zeos Travelling e pedi para que cancelasse o roteiro que deveria vir em seguida (até Madri) e organizasse outro até a cidade do Porto. Sim, diferente da nova tendência eu só viajo através de uma agência de viagens e por isso consegui cancelar todos os hotéis sem pagar nenhuma multa.

Foram treze dias de viagem passando por Azenhas do Mar, Sintra, Queluz, Évora, Óbidos, Fátima, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Guimarães e mesmo assim ainda não conheci cidades incríveis como Tomar, Batalha, Mafra e Nazaré, isso sem falar nas belíssimas praias do Algarve ao sul de Portugal. Sobre esse roteiro darei dicas em outro artigo.

De Lisboa a Porto são aproximadamente 380km de muitas vilas, palácios, cidades históricas e atrações turísticas para parar e visitar. 

Se estiver programando uma viagem por Portugal faça-a de carro pois só assim poderá contemplar tudo e não perder nada ou quase nada.

Foi uma viagem tão incrível que a partir de então todos os anos passei a desembarcar em Lisboa e ficar pelo menos uma semana por lá para depois seguir para outro destino europeu.

Uma outra experiência incrível foi viajar de moto por Portugal e isso foi possível com o suporte da Moto Travel Tours, empresa especializada em tours de motos pela Europa.

Passados cinco anos já posso dizer que conheço boa parte de Portugal e passei a amar esse país ao ponto de querer morar em Portugal e com o auxílio do Portugal.Com.Vc esse sonho deverá se concretizar no próximo ano.

Em 2017 Portugal foi eleito pelo site World Travel Awards  como o melhor destino turístico do mundo e a cidade do Porto foi eleita o melhor destino turístico da Europa. Precisa dizer mais alguma coisa?!

Quer ajuda para organizar o seu roteiro de viagem por Portugal? Pode contar comigo. Clique aqui.