Belas praias, coqueiros debruçados sobre o mar, sol e a sensação de que o tempo passa mais lentamente, foi isso que encontramos em nossa viagem à Prado no extremo sul da Bahia, na região conhecida como Costa das Baleias por receber a visita das baleias jubarte de julho a novembro.

A convite do Cahy Praia Hotel embarcamos no vôo da Azul Linhas Aéreas com destino à Teixeira de Freitas, cerca de 80KM de distância de Prado. No aeroporto fomos recebidos pelo Daniel da Catavento Tour que nos ofereceu o transfer (necessário por conta da distância) e os passeios que vamos contar aqui.

Prado é um daqueles destinos que vale a pena visitar principalmente se estiver necessitando de paz e contato com a natureza. Belas -e muitas- praias, uma cidadezinha tranquila, boas pousadas, bons restaurantes e a receptividade do povo baiano, a mistura disso é Prado, além disso Prado é o ponto de partida para quem quer visitar o arquipélogo de Abrólios.

No primeiro dia optamos por aproveitar a ótima estrutura do Cahy Praia Hotel com sua piscina e espreguiçadeiras voltadas para o mar. O hotel é “pé na areia” e o melhor da cidade e sem dúvida tem também a melhor equipe de funcionários, super prestativos e atenciosos.

No segundo dia, após um café da manhã dos deuses, partimos com a equipe da Catavento Tour para as praias do norte. Começamos pelo mirante e de lá fomos para a praia do Tororão onde aproveitamos a boa estrutura do bar instalado sobre a falésia, mas o cartão postal da praia do Tororão é a cascata de água doce que cai direto na areia da praia.

A segunda praia a ser visitada foi a Praia da Viçosa onde o encontro do rio com o mar cria uma piscina natural que convida os turistas a um banho revigorante (foto). Esta é a praia ideal para os casais apaixonados curtirem seus momentos.

Depois da Praia da Viçosa fomos para a Praia da Paixão onde uma grande quantidade de coqueiros se debruça sobre o mar, rodeados por imensas falésias.

Prado é um destino muito tranquilo, ideal para casais e famílias com crianças. Não espere encontrar noitadas, bares agitados e baladas, a cidade é ideal para quem busca sossego. Fred Oliveira

A quarta parada foi na Praia de Japara Grande e depois Japara Mirim, talvez a mais extensa faixa de areia de todas as praias de Prado.

Já perto da hora do almoço chegamos à Cumuruxatiba, uma pequena e simpatissíssima vila muito parecida e não menos badalada que a famosa Trancoso.

Nos instalamos na Praia do Pier, no ótimo Restaurante Terraço que além da boa comida oferece uma estrutura de praia maravilhosa. Passar o dia em Cumuruxatiba foi uma experiência deliciosa, a vila e suas atrações, a praia calma e limpa e a boa comida do Restaurante Terraço fez dessa a melhor praia de todas que visitamos.

A noite, já em Prado, fomos para o famoso Beco das Garrafas para jantar no Jubiabá, o restaurante indicado pelo guia Daniel, fomos experimentar o premiado Atum ao molho de maracujá o prado que venceu o Festival Gastronômico de Prado em 2017, mas para nós nada supera o delicioso filé de Budião, um peixe típico e muito saboroso que é servido de várias formas, o grelhado com molho de manga foi o melhor que comemos.

Dica: não pesquise sobre o peixe Budião no Google, ficará com dó de comê-lo depois :)

Como dissemos Prado é um destino muito tranquilo, ideal para casais e famílias com crianças. Não espere encontrar noitadas, bares que ficam abertos até de madrugada e baladas, pelo menos na baixa temporada -que foi o período em que estivemos lá- não irá encontrar nada disso.

Infelizmente, por conta do mau tempo, tivemos de deixar a visita ao arquipélogo de Abrolhos para uma outra viagem.

COMO CHEGAR

É possível chegar à Prado de carro, ônibus ou de avião.

A Azul Linhas Aéreas têm voos saindo de Confins (BH) direto para Teixeira de Freitas.

Outra opção é descer em Porto Seguro e seguir de carro (ou ônibus) por cerca de 200 KM.

Descendo em Teixeira de Freitas ou Porto Seguro você pode contar com a Catavento Tour para te recepcionar no aeroporto e levar até o hotel.

Se a opção for uma viagem rodoviária, siga o roteiro abaixo:

Viajando do Sul, acesso pela BR-101 Norte até Posto da Mata (posto Gentil) e  seguir em direção a Caravelas, e depois, para Prado.

Viajando do Norte, acesso pela BR-101 (até Itamaraju) e seguir em direção a Prado.

Viajando de Minas Gerais, Brasília e Goiás – BR 418 passando por Governador Valadares (MG), Teófilo Otoni (MG), Nanuque (MG), com destino a Posto da Mata (BA), onde existe uma rotatória que corta a BR 101e BR 418. Seguir em frente com destino a Caravelas, Alcobaça e Prado a 121 KM.

A Zeos Travelling tem os melhores pacotes de viagem para Prado, Cumuruxatiba ou Porto Seguro, confira.

ONDE FICAR

Durante as nossas viagens aproveitamos para conhecer alguns hotéis ou pousadas para indicarmos aos nossos leitores e de todas que conhecemos nessa viagem indicamos três para vocês.

CAHY PRAIA HOTEL

Não só por ter sido o hotel que nos recebeu em Prado, o Cahy Praia Hotel é sem dúvida o melhor na cidade, tanto pela estrutura quanto pelo atendimento perfeito.

Diárias a partir de R$ 340  - RESERVE AQUI

POUSADA NOVO PRADO

Localizada a 50 metros da Praia do Prado, a Pousada Novo Prado disponibiliza uma piscina exterior e uma banheira de hidromassagem para 12 pessoas. Existem restaurantes, bares e lojas a cerca de 10 minutos a pé. Usufruirá de acesso Wi-Fi e de estacionamento coberto e vigiado, ambos gratuitos.

Diárias a partir de R$ 200 - RESERVE AQUI

POUSADA CASA DE MARIA

Com uma piscina exterior e um restaurante, a Pousada Casa de Maria está localizada em Prado, a 250 metros da praia. O acesso Wi-Fi é gratuito nas áreas públicas. Diariamente é servido um pequeno-almoço continental gratuito.

Diárias a partir de R$ 199 - RESERVE AQUI

ONDE COMER

Os nossos restaurantes escolhidos em Prado estão localizados no Beco das Garrafas:

PEIXIN $

Abre somente para o almoço e é o melhor self service da cidade.

Avaliação do Peixin no TripAdvisor | https://goo.gl/4gmSK3

JUBIABÁ $$$

O Atum ao molho de maracujá foi o prato mais premiado no Festival Gastronômico de Prado em 2017. Vale experimentar, mas prepare o bolso.

Avaliação do Jubiabá no TripAdvisor |  https://goo.gl/8JZZmM

BANANA DA TERRA $$$

O mais conhecido e badalado restaurante de Prado, mas para nós não merece todos esses louros porque peca pelo atendimento.